O que é Yellow Belt-Lean-Seis-Sigma

Embora muita gente não saiba o que é Yellow Belt, a associação com o sistema de cores das faixas nas artes marciais é feito com frequência para explicar às pessoas quando ouvem o termo pela primeira vez.

E quer saber? Essas pessoas estão certas. O Yellow Belt é parte do Lean Seis Sigma e compõe o segundo nível de expertise, dentro de um projeto com essa metodologia.

Ou seja, da mesma forma que nas artes marciais existe a Faixa Amarela, na metodologia Lean Seis Sigma existe o Yellow Belt.

Mas nessa metodologia o que seria então o Yellow Belt em si, e quais são as principais habilidades de um Yellow Belt?

Essas são algumas das respostas que vamos responder ao longo deste artigo. Venha conosco aprender o que é Yellow Belt!

O que é Yellow Belt?

Antes de explicarmos o que é Yellow Belt, você saberia nos dizer o que é seis sigma?

A metodologia foi desenvolvida por Walter Shewhart, criador do CEP e pensada para reduzir riscos e erros no fluxo de trabalho, gradativamente, até chegar à casa de 99,9997% de acerto.

Seis Sigma ou Six Sigma é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola nos anos 80, por Bill Smith. Posteriormente, em 1995, ganhou força com a utilização de seus métodos por Jack Welch, na GE.

Apesar de sua consolidação ter se dado nessa época, a ideia fundamental por trás do Seis Sigma (que é a utilização de técnicas estatísticas para prever e melhorar processos) foi desenvolvida na década de 1930, por Walter Shewhart. 

Na época, Shewhart trabalhava como estatístico e começou a usar a distribuição normal para prever o comportamento de seus processos, buscando conhecer a probabilidade de uma de suas máquinas apresentar uma descalibração.

Como esforço para completar essa missão, ele desenvolveu o que hoje chamamos de Gráficos de Controle ou, mais popularmente, Controle Estatístico de Processos (CEP).

Tornando-se popular entre empresas de todo mundo devido à sua eficiência e eficácia, é considerado um dos principais temas da Qualidade Total para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos.

Portanto, Seis Sigma também é definido como uma estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo com que se chegue a melhorias nos processos, produtos e serviços para a satisfação dos clientes. 

Diferente de outras formas de gerenciamento de processos produtivos ou administrativos, o Six Sigma tem como prioridade a obtenção de resultados de forma planejada e clara, tanto de Qualidade como principalmente Financeiros.

E o que é Yellow Belt nesse contexto? um modelo de faixas — assim como em algumas artes marciais — que define, exatamente, as responsabilidades de cada membro no projeto.

Existe todo um sistema de faixas elaborado para que cada pessoa entenda seus deveres e obrigações, e desempenhem seus respectivos papéis com excelência.

Confira as Faixas das certificações Lean Six Sigma:

White Belthttps://www.expertisetreinamento.com.br/curso-white-belt/

Yellow Belthttps://www.expertisetreinamento.com.br/curso-yellow-belt/

Green Belthttps://www.expertisetreinamento.com.br/curso-green-belt/

Black Belthttps://www.expertisetreinamento.com.br/curso-black-belt/

Master Black Belt;

Principais habilidades do Yellow Belt

Ok, mas e na prática? Quais as funções e habilidades do profissional com essa certificação?

É necessário entender que como existe uma hierarquia no sistema de faixas, deduzimos rapidamente o que é Yellow Belt dentro desse método de trabalho: o segundo nível de certificação Lean Six Sigma.

Ou seja, é o profissional com conhecimentos para auxiliar na gestão de transformações em uma empresa. Isso oferece um escopo definido, mas multidisciplinar para o Yellow Belt, pois ele já passa a ter contato com ideias de:

Compreender os conceitos básicos de Lean Six Sigma e como eles podem ser aplicados em sua organização.

  1. Ser capaz de identificar oportunidades de melhoria de processos na sua área de trabalho.
  2. Participar ativamente de projetos Lean Six Sigma como membro da equipe.
  3. Conhecer os principais métodos e ferramentas utilizados na metodologia Lean Six Sigma, como Diagrama de Pareto, Diagrama de Ishikawa e Diagrama de Fluxo de Processo.
  4. Ser capaz de aplicar técnicas de análise de dados para melhorar os processos na sua área de trabalho.
  5. Colaborar com a equipe de projeto para coletar e interpretar dados, identificar problemas e implementar soluções.
  6. Desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe para participar eficazmente em projetos Lean Six Sigma.

O papel do Yellow Belt nas empresas

Assim como em algumas artes marciais, a hierarquia de faixas permite que cada um saiba, exatamente, o seu papel e conhecimento dentro da estrutura.

E dentro de uma empresa não é diferente. O papel do Yellow Belt, como vimos acima, é bem definido, e o mesmo vale para as outras cores de faixas e o desempenho esperado de seus representantes.

Dessa maneira, todos têm parte na melhoria de qualidade do projeto em questão.

E o suporte prestado pelo profissional com essa especialização se destaca pois auxilia os colegas de diversas maneiras, na mesma proporção que enriquece o profissional com conhecimento e experiência controlados.

A partir daí, a certificação Lean Six-Sigma serve de estímulo para o gradual desenvolvimento do Yellow Belt, faixa após faixa, até a sua completa especialização.

Vantagens do Yellow Belt para as empresas

Agora que vimos para que serve o Yellow Belt e quais são suas principais habilidades, dá para analisar profundamente as vantagens dele na empresa:

  • Melhoria da qualidade dos processos: O Yellow Belt é treinado em técnicas de análise de dados e ferramentas de gerenciamento de processos, o que pode ajudar a identificar e eliminar problemas e desperdícios nos processos da empresa. Isso pode levar a uma melhoria na qualidade dos produtos ou serviços da empresa.
  • Redução de custos: A eliminação de problemas e desperdícios nos processos pode levar a uma redução nos custos da empresa, pois diminui o tempo e os recursos gastos em atividades ineficientes ou inúteis.
  • Aumento da eficiência: Ao melhorar os processos, é possível aumentar a eficiência da empresa e completar as tarefas mais rapidamente. Isso pode aumentar a produtividade e a satisfação dos clientes.
  • Melhoria da comunicação e trabalho em equipe: O Yellow Belt é treinado em habilidades de comunicação e trabalho em equipe, o que pode ajudar a promover uma cultura de colaboração e trabalho em equipe na empresa.
  • Demonstração de compromisso com a qualidade: A certificação Lean Six Sigma Yellow Belt pode ser usada como uma forma de demonstrar o compromisso da empresa com a qualidade e a melhoria contínua dos processos. Isso pode ser atraente para os clientes e parceiros de negócios.

Isso tudo confere, resumidamente, melhorias internas em toda a cadeia produtiva. E seus reflexos irradiam tanto entre os departamentos quanto na percepção dos clientes e do mercado, em geral.

Por que investir em uma certificação Yellow Belt?

A certificação em lean seis sigma passa, gradativamente, pelas fases de crescimento profissional dentro desse método.

E, como já destacamos, essa certificação é a primeira ponta disso tudo. Eles são auxílios fundamentais para seus colegas, colhendo os louros do projeto e aprendendo, continuamente, de modo que eles se preparam para as próximas faixas.

Daí a importância em uma certificação: a preparação da jornada do profissional rumo à Master Black Belt.

Com o tempo, a certificação e a experiência do dia a dia conferem novas habilidades, técnicas e características elementares para assumir projetos e responsabilidades maiores.

Além disso, o Yellow Belt tem, por meio de sua certificação, o mapeamento de sua trajetória. Ele sabe exatamente o que esperar e o que alcançar no final do curso. Isso gera diferenciais competitivos para planejar, assertivamente, cada etapa da sua carreira.

Como investir em uma certificação Yellow Belt?

Recomendamos a procura por uma instituição de qualidade. Uma que entenda os seus desafios e objetivos e consiga alinhá-los em uma solução completa, acessível e planejada para que toda a teoria seja aplicada no dia a dia dentro das empresas.

Na Expertise Treinamento você encontra o melhor curso de White Belt. Confira!

Conclusão

Neste post, aprendemos o que é Yhite Belt dentro do Lean Seis Sigma. Esse tipo de profissional conhece os fundamentos básicos do nível White Belt e tem agora pela frente, uma trajetória consistente e coesa dentro da metodologia, servindo de apoio para os colegas em múltiplas frentes.

Como resultado, ele se especializa gradativamente, preparando-se para assumir mais responsabilidades e projetos com o tempo. Uma maneira eficiente de construir um profissional preparado para todo tipo de desafio!

E você, está pronto para se tornar um Yellow Belt?

Tags: | | | | | | | | | | | |

Sobre o Autor

Prof. MSC. José Luiz Oliveira
Prof. MSC. José Luiz Oliveira

Sócio-diretor da Expertise Qualificação e Consultoria; Mestre em Finanças Corporativas. Analista de Sistemas, Administrador, Matemático, Gestor Financeiro. Master Black Belt. Cinco Especializações.6 Certificações Internacionais. Consultor Internacional.Trabalhou + de 30 anos em multinacionais como Philips, Alcoa, Fibrasa, Krupp, SIG e Schincariol, como gestor de manutenção, produção e qualidade.Atuou como Diretor de várias instituições de ensino do Nordeste. Coordenador e Professor de várias disciplinas de graduação e pós-graduação.