Marketing Digital dá dinheiro? 8 Causas para SIM!

Neste artigo, abordarei as razões pelas quais o Marketing Digital dá dinheiro. Enumerei 8 Causas, mas já adiantando que temos bem mais do que oito.

Vocês podem ver este artigo em forma de vídeo, neste link: https://youtu.be/EQNFj4EhexQ

Introdução

Podemos registrar as tendências de mudanças no formato do marketing funcionar, a partir do avanço da internet e o aumento na velocidade das conexões.

Antes do ano 2000, as velocidades eram baixas, impossibilitando a divulgação em massa, de campanhas de marketing.

As velocidades de conexões foram aumentando e com o lançamento do Iphone, em 2007, por Steve Jobs, houve uma mudança substancial de comportamento.

A sociedade começou a migrar suas formas de comunicações e interações sociais a partir do próprio telefone celular, que passou a ser chamado de smartphone, que deixou de ser apenas um aparelho rudimentar, para um aparelho com dezenas de funcionalidades e evoluindo ao ponto de substituir até computadores.

1ª Causa – O mundo mudou do formato analógico para o digital

Dando continuidade, o mundo começou a ser transformado, o que a gente chama também de disruptura, o que significam mudanças radicais e rápidas, saindo de um crescimento linear para um crescimento exponencial, do ponto de vista do avanço das tecnologias.

Sem querer entrar nesta área porque o foco deste artigo é outro, mas a Lei de Moore preconiza que a capacidade dos chips duplicaria a cada 2 anos.

Isso fez com que as velocidades de conexões aumentassem substancialmente, das faixas dos 56 kilo-bytes pos segundo para mais de 1 mega-bytes.

Não é para se aprofundar neste tema, mas só para você ter ideia, isso significa um aumento de 20 x em apenas 10 anos.

Isso é o que caracterizo como uma mudança de um formato analógico para um formato digital.

Vejam essas imagens abaixo e você vai ter uma ideia desta mudança.

2ª Causa – Porque temos mais pessoas nos meios digitais

Com o avanço das tecnologias e dos meios digitais, o comportamento da sociedade foi brusca e rapidamente alterado. Redes sociais novas surgiram como Facebook, Instagram, WhatsApp, Tik-Tok e muitas outras, tornando um poderoso meio de conexões e networks entre seus usuários.

Os Smartphones passaram a ser, não apenas um aparelho que faz e recebe ligações, para serem um meio útil, rápido e eficaz de transformações sociais.

As pessoas passaram a adotar seus aparelhos como canais de interações onde milhares ou milhões de outras pessoas interagem diariamente. Isso fez com que as empresas visualizassem rapidamente um meio rápido de trazerem e comercializarem seus anúncios.

Ganham as empresas que anunciam e ganham as plataformas de anúncios, como Facebook e Instagram, Google e Youtube e muitas outras.

Observe este gráfico abaixo e você vai poder identificar o aumento expressivo do aumento das pessoas nas redes sociais, segundo fontes da Hootsuite.

São mais de 4,7 bilhões de pessoas.” 4,7 bilhões de pessoas estão conectadas à internet; redes sociais crescem 14% ao ano”.

Presença nas Redes Sociais

3ª Causa – Porque o Marketing Digital está em todos os lugares

Com estes dados mostrados acima, os anunciantes enxergaram um grande potencial para trafegarem seus anúncios, atingindo um contingente de possíveis clientes com alto potencial de compra.

Afinal de contas, mais da metade da população da terra estão nas redes sociais diariamente e constantemente. O Marketing Digital está em todos os lugares onde existem seres humanos.

Dos primórdios da globalização até a pandemia de coronavírus, a rede mundial cresceu sua base de usuários exponencialmente ao longo dos anos.

Um estudo promovido pelo Hootsuite em parceria com a agência We Are Social apontou que aproximadamente 4,7 bilhões de pessoas estão conectadas à internet atualmente, número representado pela proporção de 6 em cada 10 pessoas que acessam a rede através de um computador, tablet ou smartphone.

Com estimados 7,85 bilhões de pessoas habitando o planeta utilizado como parâmetro, a base de usuários da internet cresceu 7,6% no intervalo de um ano, enquanto o número global de habitantes acresceu menos de 1% em sua soma, apontando uma rápida expansão da rede mundial ao redor do mundo.

Mapa Mundi – Redes Sociais

O mapa acima aponta a percentagem de adoção da internet de cada região do planeta.

Dele, é possível extrair que o continente europeu possui a maior cobertura de rede, enquanto países das regiões central e sul da Ásia ainda enfrentam dificuldades nessa adesão, que é quase tão baixa quanto a cobertura de áreas centrais da África, onde 3 em cada 4 pessoas permanecem desconectadas.

O estudo também destaca como as redes sociais superaram o equivalente à metade da população mundial em base de usuários, contando atualmente com 4,33 bilhões de usuários, uma parcela massiva de todas as pessoas conectadas à rede.

A China, por si, agregou 85 milhões de novos usuários de redes sociais nos últimos 12 meses; Índia, Indonésia e Brasil também foram destacadas como grandes propulsores desse crescimento.

Os dados mais recentes sugerem que as redes sociais contabilizem um aumento médio de mais de 900 mil novos usuários por dia, isto é, 10 novos usuários a cada segundo.

A análise em questão sugere que 500 milhões de novos usuários foram cadastrados nas redes sociais, representando um crescimento de cerca de 14% ao ano.

4ª Causa – Porque houve uma transformação do meio físico para o digital

Nesta quarta causa, precisamos contextualizar a diferença do meio físico para o digital.

Antes da globalização, ocorrida no final dos anos 90 e início do século 21, os contatos entre as pessoas eram praticamente um a um. Os contatos eram mais físicos.

Se você se lembrar de poucos anos atrás, as pessoas conviviam mais em coletividade. As reuniões presenciais aconteciam com mais frequência.

O convívio social era mais próximo. Podemos nos lembrar as brincadeiras de rua. Das reuniões em parques e praças.

Evidentemente que o marketing ocorria neste ambiente físico.

Falando mais cientificamente, o mundo era linear, nosso pensamento era linear e o avanço da tecnologia ocorria num modelo linear. Era a Lei de Moore em plena atuação.

Lei de Moore

Gordon Moore foi um dos fundadores da Intel e já falei antes sobre sua Lei.

Com o avanço da tecnologia, com a chegada da 4ª Revolução Industrial (Você pode ver este assunto no meu canal de Tecnologia, no Link: https://youtu.be/d6TQVzP2e8Y).

A capacidade dos Chips de Computadores, Tablets e Smartphones, tiveram uma mudança brusca, rápida e incomparável, em relação aos seus antecessores.

O marketing sofreu um grande impacto, e mesmo sem as pessoas perceberem, ele migrou rapidamente dos meios físicos para os meios digitais. Você deve se lembrar destas cenas abaixo:

Evolução do Marketing

5ª Causa – O dinheiro migrou do meio físico para o digital

Transformação da Moeda / Do físico para o Digital

Durante milhares de anos, a humanidade conviveu com formas físicas para mensurações e transações financeiras. Podemos remontar ao passado e vermos registrado na história a busca do homem pelo ouro e outros metais e pedras preciosas.

De repente, num virar de século, do século 21 para o 22, testemunhamos uma mudança brusca, rápida e radical, da forma como vemos os valores monetários.

No contexto do nosso País, o Banco Central do Brasil (BC) sempre foi o principal veículo de modernização econômica do Brasil.

As iniciativas mais visíveis são Pix e Open Bank. O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central.

Na prática, entre suas várias funcionalidades, ele permite fazer transferências e pagamentos em até dez segundos, sendo que essas transações podem acontecer 24 horas por dia, em todos os dias do ano, inclusive nos finais de semana e feriados.

O Open Bank, tornará o perfil financeiro dos cidadãos acessível a todos os bancos, aumentando a concorrência do setor.

“O real digital ainda está em fase de discussão, e ele pertencerá a uma nova categoria de moedas, as Central Bank Digital Currencies (CBDCs)”, disse Fábio Araujo, coordenador dos trabalhos do real digital do BC, à DINHEIRO.

Nesse contexto, o marketing também sofreu influência desta migração, podendo ser negociado seus valores neste ambiente virtual.

Qualquer um de nós pode efetuar uma compra de tráfego nas maiores redes sociais do mundo sem movimentação física de dinheiro, inclusive utilizando PIX e outras formas de pagamento como o Pic-Pay.

Fonte: https://f5online.com.br/real-digital-o-novo-dinheiro-inteligente/

Essa quinta causa facilita demais as transações comerciais do marketing, acelerando e facilitando os processos, tema que veremos no próximo tópico.

6ª Causa – Com a chegada do Digital, os processos foram acelerados e facilitados

Com toda essa evolução da tecnologia e por tudo que já foi escrito anteriormente, podemos deduzir e verificar a rápida aceleração os processos de marketing.

Na ponta dos nossos dedos, a um toque do celular. As campanhas são feitas através das mídias sociais.

Textos, imagens e vídeos são facilmente dispostos à vista dos consumidores e potenciais clientes.

Campanhas de marketing podem ser feitas em minutos e sem precisarmos de computadores, o que antes era praticamente impossível.

Vemos os chamados “funis de vendas” sendo operacionalizados nos celulares, ao alcance de todos e os anunciantes cada dia criam formas de facilitarem e disponibilizarem seus produtos e serviços de forma praticamente instantânea.

7ª Causa – As pessoas estão mais propensas a comprarem no meio onde elas se encontram

Conforme vimos na terceira causa, da mesma forma que o marketing está em todos os lugares, as pessoas também estão neste universo digital. Mais de 50% da humanidade está neste segundo navegando pelas plataformas digitais.

A concentração é muito grande, de todos os continentes do mundo. E neste ambiente onde as pessoas se encontram, os fornecedores também estão.

Uma metáfora que fazemos, fácil de ser entendida é com relação ao mar, ao oceano e um tanque cheio de peixes. Onde seria mais fácil pescar?

Este ambiente virtual é o cenário ideal. As empresas de todos os ramos e atividades estão no mesmo ambiente onde seu potencial cliente se encontra e vice-versa.

Muito do comércio agora se realiza neste que conhecemos como E-Commerce. E a tendência é que este mercado cresça cada dia mais.

8ª Causa – Os meios Digitais baratearam os preços dos produtos e serviços

Com toda essa evolução dos meios tecnológicos, os valores das divulgações de campanhas de marketing baixaram substancialmente.

Antes, com o marketing físico, materiais publicitários eram impressos em grande quantidade, para que fossem distribuídos um a um, em sinais de trânsito, em locais públicos, fixados em postes, em paradas de ônibus.

Tínhamos altos custos com divulgações, tanto com as pessoas envolvidas como com os materiais que rapidamente eram descartados, poluindo o meio ambiente e ainda gerando um efeito cascata, com o entupimento de canas e esgotos. Em suma, os damos ao meio ambiente era incalculável.

Este cenário retratado deixa claro que os custos físicos são bem mais altos que os custos de divulgações nos meios digitais. Com o aumento da escala de vendas e consumidores, uma reação direta é a consequente redução dos preços dos produtos e serviços.

Chegamos à conclusão lógica, que veremos a seguir.

Conclusão

Marketing Digital dá dinheiro. Estimasse que mais de um trilhão de dólares circulam por dia no ecossistema mundial do marketing digital.

Não são milhões, são bilhões de pessoas diariamente navegando, lendo, se informando, interagindo, comprando, se relacionando, de forma intensa e constante.

Enumerei apenas 8 causas pelas quais tentei mostrar porque o marketing digital dá dinheiro, mas, sem sombra de dúvidas, são dezenas de causas.

É inevitável, irreversível e só tende a crescer. Então, não perca tempo. Estude, aprenda sobre este assunto. Estamos à disposição para lhe ajudar.

Acompanhem nossas postagens. Estamos aqui para te ceder conteúdos gratuitos e crescer mais e mais neste mercado que chegou para ficar e que pode nos fazer atuar de forma contínua e crescente.

Vídeos sobre marketing que você pode gostar:

Programa de Afiliados Expertise: https://youtu.be/YD030sLs9T0

Segredo das Vendas Automáticas: https://youtu.be/1R6fu1jSpdI

7 Ferramentas de Inteligência Artificial para Marketing: https://youtu.be/Ss9UT6wCZV4

Entenda sobre Marketing Digital e de Afiliados: https://youtu.be/Qwnr3aaLxwg

Marketing Digital, como funciona: https://youtu.be/OZSaXlaMzJI

Porque Marketing Digital dá Dinheiro: https://youtu.be/EQNFj4EhexQ

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Qualquer dúvida ou esclarecimento, estou à sua disposição.

Muito obrigado.

Forte abraço,

Prof. José Luiz Oliveira

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Sobre o Autor

Prof. MSC. José Luiz Oliveira
Prof. MSC. José Luiz Oliveira

Sócio-diretor da Expertise Qualificação e Consultoria; Mestre em Finanças Corporativas. Analista de Sistemas, Administrador, Matemático, Gestor Financeiro. Master Black Belt. Cinco Especializações.6 Certificações Internacionais. Consultor Internacional.Trabalhou + de 30 anos em multinacionais como Philips, Alcoa, Fibrasa, Krupp, SIG e Schincariol, como gestor de manutenção, produção e qualidade.Atuou como Diretor de várias instituições de ensino do Nordeste. Coordenador e Professor de várias disciplinas de graduação e pós-graduação.